Cristianismo Criativo - 20 e 27 de junho.




As artes podem ser extremamente poderosas. Podem despertar-nos para a verdade e mudar as nossas vidas. Em I Samuel 10, Saul foi exposto a um grupo de músicos que possuíam um poderoso ministério profético. A ministração deles afetou tão profundamente a Saul que ele "tornou-se um outro homem" (v.6). Este é o poder das artes!
As artes podem ter um poderoso impacto se forem produzidas na unção e no poder do Espírito Santo. Deus usou um músico ungido para abrir o coração de Eliseu à profecia, de uma maneira poderosa (II Rs 3.15). Do mesmo modo, uma peça artística inspirada nas mãos de um artista ungido pode ser extremamente poderosa. Uma canção ungida, cantada por um intérprete cheio do Espírito Santo, resulta em um santo momento. Nós, artistas cristãos, não podemos fazer o que fazemos dissociados Daquele que nos dotou. Nunca esqueçamos que a nossa mensagem não está nas demonstrações atrativas e superficiais de nosso próprio talento, mas na "demonstração de poder do Espírito" (I Co. 2.4). Um tema que permeia todo o livro de Esdras é o de que a mão de Deus em tudo o que fazia. Precisamos da poderosa mão do Senhor sobre nós artistas hoje.
Vivemos em um tempo que muitos artistas não dão a mínima para a igreja. Até mesmo artistas cristãos. Quando pensamos em nossa arte impactando o mundo, na maioria das vezes não pensamos em fazer isso através da igreja local. Ou se pensamos, vemos a igreja como um trampolim para algo com um público maior.
Não pensem que eu acho que a igreja é o único caminho aceitável, onde o cristão pode usar os talentos dados por Deus. O público para o seu trabalho pode estar fora da igreja local. Mas devemos usar nossos dons na igreja e no mundo. O mundo precisa de artistas cristãos. Precisamos de mais músicos, atores, escritores, poetas, pintores e diretores talentosos lá fora no mundo, impactando nossa cultura para Cristo. Somos o sal da Terra (Mt 5.13).
Mas lembre-se que Deus está, através da igreja, reconciliando para Si um mundo perdido, e convida você e eu para sermos uma parte desse "ministério da reconciliação" (II Co. 5.18). A igreja é a esperança do mundo. Servir a Deus na igreja local é um chamado nobre e sublime.
[Rory Noland, em "O coração do artista"]
19.06.09