"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." [salmo 1:1-3]

Esses dias, estive meditando nesse salmo. Como são felizes aqueles que sabem pra onde ir e o que fazer em cada situação!
Hoje em dia, temos visto muitas pessoas perdidas. Sendo atacadas por valores errados, e simplesmente deixando esses valores penetrarem em seus corações. É ficar, é fumar, é constantemente se divertir em lugares que não lhes proporciona NADA de bom. É andar com pessoas "populares", a fim de serem invejados. É conhecer tudo aquilo que não se conhece. É pedir conselhos a quem não tem conselhos firmados na palavra de Deus. É mentira, é imoralidade, é preguiça, é mediocridade. É "deixar pra amanhã", é "só um pouquinho não faz mal".
E aí, as pessoas vão indo de acordo com a maré. São levadas pela maioria a lugares que não acrescentam nada, mas que deturpam a imagem do Deus que habita nelas.

O Salmo 1 tem muito a nos ensinar. Ele não significa que devemos viver em uma "bolha", aonde só entram aqueles que conhecem a Deus. Não mesmo. O Salmo 1 nos mostra que aquele que busca as verdades de Deus é extremamente feliz! Porque Deus se alegra disso. E Deus começará a operar em suas vidas, de maneira que ele nunca tenha sede, saiba sempre por onde andar, saiba sempre influenciar positivamente as pessoas de seu convívio e tudo quanto fizer, prospere: relacionamento familiar, estudos, comunhão com o próximo, ministério, namoro/noivado/casamento... e por aí, vai.

Qual tem sido a sua "rodinha de amigos" favorita? A quem você tem pedido conselhos? Aonde você tem se deleitado? Lembre-se de que "as más conversações corrompem os bons costumes" (I Cor. 15:33). Pense nisso.

[Bruna Franco]
15/07/09