
O Povo de Israel era mesmo um povo que gostava de Brincar com Deus. Toda sua história se resume a esse ciclo vicioso: o povo está bem com Deus, depois se desvia dos caminhos e peca contra Deus, o castigo vem contra Israel, Israel clama a Deus, Deus dá o livramento por sua misericórdia... e Israel se afasta novamente. Agora imaginem durante séculos e séculos a mesma coisa: pecado- castigo- clamor- livramento- pecado.
Parece que há algumas pessoas que gostam de brincar assim, não é? Eu conheço algumas, e é para esse tipo de pessoa que escrevo. Deus não é aquele bom e velho vovô barbudo e meio cego que nunca vê nossas travessuras, e por isso não nos dá boas palmadas. Vejo no Livro de Juízes (10:14) Deus dizendo: “Clamem aos deuses que vocês escolheram. Que eles os livrem na hora do aperto”. Israel tinha se envolvido com outros deuses e Deus traz o juízo sobre eles e se nega a ajudar.
Não gosto de pensar em Deus como o severo e sanguinário deus que está distante e furioso... prefiro pensar que Ele é o bom pai que vai lado a lado sustentando-nos com Seu amor; mas até mesmo o bom Pai castiga seu filho.
Há alguns dias, recebi a notícia de que um amigo meu que estava afastado do evangelho tinha voltado - pra minha surpresa voltou sem os movimentos das pernas - depois de um acidente de carro que até hoje ninguém explica. Não são poucos os que carregam em si mesmo as marcas de um encontro com Deus. Deus prefere você perto (mesmo que ferido) do que longe, em pecado.
Não prometa nada se não pode cumprir, isso pode ser perigoso. Seja santo, pois não há uma segunda opção. Nunca faça nada de errado só porque Deus é bom e gracioso, mas em tudo seja fiel.
Há uma passagem que gosto muito: “Prepara-te ó Israel, para te encontrares com teu Deus...” (Amós 4:12) . Ele também fala à igreja de Éfeso que vem contra eles, se não houver arrependimento (Ap: 2:5).
Quando me encontrar com meu Deus quero receber Dele as recompensas separadas para aqueles que venceram, e não o juízo preparado para os tolos que contaram com a misericórdia mesmo enquanto caminhavam em desgraça.
Não brinque com Deus, pois Ele pode te encontrar na próxima esquina.
[Thiago Tomas]
09/02/09