
Muito se fala nas igrejas a respeito do pecado. Que deve ser evitado, que nos afasta de Deus, que danifica o nosso caráter, etc. E há uma listinha de pecados que são super populares, como a mentira, hipocrisia, furto, preguiça, homicídio, fornicação, adultério... e por aí segue essa lista de pecados que aparecem na tv, na internet e até mesmo em nossos corações.
Mas há um pecado, em particular, que não é muito comentado por aí. Talvez porque o nome dele seja bem estranho ou talvez porque a gente quer deixá-lo intacto em nosso interior e não queremos encará-lo de frente. Esse pecado se chama PROCRASTINAÇÃO.
Alguém aí já ouviu falar dele? O dicionário já, e ele o define como “deixar para o dia de amanhã; adiar; demorar.” A Palavra de Deus nos instrui a furgirmos da procrastinação, sabendo administrar bem o nosso tempo. Temos que deixar a preguiça de lado e fazer tudo aquilo que está em nossas mãos para fazermos: “Sejam sábios no procedimento... aproveitem ao máximo todas as oportunidades” (Col. 4.5); “Vivam com o devido senso de responsabilidade... como pessoas que conhecem o significado da vida... Façam o melhor uso do seu tempo. Não sejam indecisos, mas agarrem firmemente o que saibam ser a vontade de Deus” (Ef. 5.15-17).
A procrastinação é um pecado cometido contra Deus, contra nós mesmos e contra o nosso próximo. Deus quer de nós uma vida ativa. Ele nos deu 24 horas durante o dia para que saibamos administrá-las bem.
2009 começou. Mais um ano no colégio, mais uma oportunidade de obtermos bons boletins. Muita gente tá entrando na faculdade e há aqueles que já passaram do primeiro período. Um novo ano se inicia para nós. Mais uma oportunidade de acertarmos e fazermos de 2009 um ano cheio de deveres cumpridos.
Como tem sido o seu estilo de vida? Há muita bagunça dentro do seu armário? Sua Bíblia anda empoeirada? Tem muita roupa velha esperando ser doada para algum necessitado? Sua igreja poderia contar com o seu serviço?
Pense nisso... e tome resoluções práticas para o seu dia-a-dia. Você pode começar com uma listinha de coisas a fazer, que tal?
“Porque Ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.” Sl. 95:7,8
[Bruna Franco]